quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A ARTE DE INFLUENCIAR PESSOAS


No mundo dos quadrinhos ou em qualquer tipo de arte como música, teatro é impossível você não ser influenciado por alguma obra. É fato. Você se inspira em algo ou alguma coisa e faz uma remexida pessoal cheia de influências e cria uma coisa própria. Sempre será assim.

Eu tive uma pá de influências. Desde criança curtia muito as histórias de super heróis da Marvel e da DC Comics. Cresci e passei a ver quadrinhos eróticos. Um dos caras que mais me influenciou foi Gilvan Lira. Não pelos desenhos em si, mas pelos roteiros das histórias que me cativavam.

Beleza. Veio a internet e o desejo de desenhar as minhas próprias histórias. Em 2004 publiquei a primeira edição de "Mamãe Quer Porra" num forum. Mesmo com os desenhos toscos, a galera gostou. Em seguida fiz a continuação "Mamãe Quer + Porra". E uma das cenas que a galera mais comentou na época foi essa.





Beleza. Na época achei essa "espanhola anal na praia" um lance bem original. Inclusive amigos disseram que essa foi a cena mais "tórrida" do quadrinho. Passaram-se alguns anos e em 2007 criei o blog da Hardmagazine para divulgar os meus quadrinhos. Outros sites na net surgiram e com diversas histórias centradas no mesmo tema do MQP (Aliás, isso tem desde sempre teve de montão).

Mas qual não foi a minha surpresa em ver que alguns desenhistas tiveram a MESMA IDÉIA DA ESPANHOLA ANAL na praia. Vejam vocês mesmos.


Exemplo 1



Exemplo 2



Exemplo 3



Bem curioso não é mesmo? Engraçado que o tema MILF, praia e "espanhola anal" se repete. Será uma mera coincidência? Talvez. Mas que tá muito explícita a "chupada" eu não tenho a menor dúvida. Como a net abrange as pessoas no mundo inteiro eu não duvido que um autor desses desenhos tenha pegado o MQ+P e se inspirado. Talvez até tenha pensado que "chupar" uma cena de um mero e tosco quadrinho amador do Brasil não fosse notado. Mas net é net. Pega no mundo todo e uma hora a gente descobre.

Pode ser uma mera "teoria da conspiração"? Delírio? Pode ser. Mas voltando ao que escrevi no começo do texto a arte é uma salada de influências e idéias. E mesmo que os desenhistas tenham feito a cena da "espanhola anal" sem olhar o Mamãe Quer + Porra não há dúvida que a idéia da cena ficou literalmente no "ar".

Pra terminar não estou reclamando ou protestando contra isso. Foi apenas uma curiosa constatação. E não deixa de ser um orgulho observar que os quadrinhos da Hardmagazine, por mais simples que sejam fazem parte de um contexto que pode servir de inspiração para alguém fazer coisas melhores.

21 comentários:

Jotinha disse...

Quem diria hein? Janjão influenciando a rapeize!

Anônimo disse...

Tá bem parecido mesmo. Até na hora de gozar o cara se inspirou.

Janjão disse...

Pode até ser coincidência. Mas esses seguintes elementos me me ficar com a pulga atrás da orelha: "praia,mãe gostosa, bronzeador e espanhola no bumbum".

Se não imitaram eu posso escrever com certeza o seguinte: Eu sou o precursor. Rsssss.

Anônimo disse...

Orra, Janjão! Ta carente? rsrsrsrs... Mano, ja comia mulher assim bem antes de 2007... Isso que tu desenhou é meio que padrão na paleta de putarias gostosas de serem feitas em uma mulher... Hehehehe

Janjão disse...

É eu tô ligado. Onde tu acha que me inspirei pra desenhar isso? Rssss.

Anônimo disse...

Hahahaha...Mas que aquela sequência do "exemplo 3" que tu colocou tá com cara de chupação da sua sequência, isso tá. Hahahahahahaha. O desenhista também copiou desenho do Frank Cho naquele quadrinho onde a mãe se assusta(no mesmo "exemplo 3"). procura por Liberty Meadows, do Cho, na web que tu vai sacar o que tô falando....

Anônimo disse...

Quais são os nomes dos comics dos exemplos 2 e 3?

Janjão disse...

Realmente ele teve uma boa inspiração. O Frank Cho tem um belíssimo traço.

Janjão disse...

Anônimo. Foi um amigo que me mandou os exemplos. Não sei. Tem que procurar na net. Uma coisa é certa. Tá em inglês. É gringo.

Anônimo disse...

Janjão fazendo história. Se tu fosse gringo já tava mentendo um processo de plágio....Janjão é brazuca e 100%
LOURENCIANO

Tatsumaki disse...

Bom, Janjão: vamos ser justos. É certo que vc não inventou a espanhola anal, a praia, o bronzeador e a mãe gostosa ( e tesuda ) e o filho tarado. Mas vc foi com certeza o primeiro que eu vi á misturar esses ingredientes: então ponto pra vc! Brasil-sil-sil! E... sejamos honestos: as cenas mostradas são "chupinhação gringa" pura! Janjão influenciando a galera desenhistica! ae!

Janjão disse...

Tranquilo Louenciano. Me sinto até homenageado pelo "plágio". Porra. Tá descarado demais. É muitaaa coincidência..rss.

Janjão disse...

Tatsu. Dá pra desconfiar né? Esses mesmos elementos juntos em outros quadrinhos. É complicado. Quem diria que as minhas tosqueiras fosse influenciar alguém hein? Rssss.

tatsumaki disse...

Pois é: na vida ninguem faz nada sozinho. se eu ( que faço uns rabiscos ) ficasse mostrando o que faço só pro meu primo ( que faz uns rabiscos tambem) e o meu primo me mostrando o que ele faz, a gente não ia á parte alguma! Eu tenho umas hqs curtinhas no meu portifólio on-line. Estaria interessado em ver? http://hentaicommunity.com/profile/tatsumaki

Tatsumaki disse...

Ah, deixa eu te dar uma diquinha tosca: procure dar mais expressão aos olhos dos seus personagens. Tipo: olho no olho entre eles, olho no olho do leitor(a), esses lances. Assim vc envolve o leitor na trama, como se ele estivesse dentro da história, tá ligado?

Janjão disse...

Você manda bem cara. Parabéns! Você fez algumas histórias?

Valeu pelas dicas. Vou tentar melhorar o que eu posso no decorrer dos quadrinhos. Eu tô sempre aprendendo e tô curtindo fazer.

paulo dantas disse...

É o Janjão fazendo história e influenciando desenhistas, muito bem....

Samantha Gaúcha disse...

Oi Janjinho. Pra mim isso é uma cópia descarada. Podiam pelo menos colocar um crédito né? KKKK.


Kisses.

Janjão disse...

Olha. Nessas história gringas é complicado eles darem créditos até pros autores. Imagina pros outros. Será que alguns deles são brasileiros?

Anax Quadrinhos disse...

Caramba, Janjão!! Eu já copiei muita gente na minha vida de quadrinista (dá até muita vergonha) mas sempre que pude, citei a fonte - até por quê não dá para esconder nada,nem enganar ninguém, com o advento da Internet, então, o camarada do Azerbaijão publica uma HQ na Internet, e chega até nós na hora (exemplo). Acho que a ANAX, que tá sendo conduzida pelas mãos do pessoal da AC Press também já foi, ou está sendo, ou será copiada. Não tem jeito. Mas que podiam pelo menos dar os créditos para a origem - Você, eu acharia isso muito do justo!!!

Janjão disse...

Verdade cara. Infelizmente não dá pra comprovar se foi uma cena copiada do Mamãe Quer + Porra ou não. As vezes o cara teve a ideia ou não...mas tá muito evidente os sinais.